Sinprosm é parceiro do Santa Maria Vídeo e Cinema

O Sindicato dos Professores de Santa Maria (Sinprosm) é um dos grandes parceiros do 12º Santa Maria Vídeo e Cinema.

Neste ano, o festival terá uma programação especial voltada para a mostra de curtas-metragens infantis, destinados principalmente a escolas de Santa Maria. Estes curtas serão exibidos de quarta a sexta-feira (de 21 a 23 de novembro), sempre às 14h, na Praça Saldanha Marinho.

Para a Coordenadora de organização e patrimônio do Sinprosm, Martha Najar, o festival tem grande importância por promover a cultura em Santa Maria.

– O SMVC é um festival tradicional e reconhecido internacionalmente. O Sinprosm, como copromotor, destaca a importância da apropriação de espaços para além da escola, a fim de promover uma aproximação com os mais variados bens culturais. Outro aspecto que nos parece relevante é a abordagem do festival neste ano, que muito se aproxima do pensamento dos educadores que “freireanamente” acreditam que a educação muda pessoas, e pessoas transformam o mundo, principalmente no momento em que projetos políticos pretendem calar a escola, deixando-a neutra, vazia do pensamento crítico – comenta Martha.

O Santa Maria Vídeo e Cinema é realizado de 21 a 25 de novembro, pela Associação SMVC, com organização da Filmes de Junho Produtora e Ideia Ação Design Planejamento, com co-promoção da Prefeitura de Santa Maria, UFSM e Sinprosm.

Texto produzido pela jornalista Liciane Brun (MTB 16.246) / Veleiro Conteúdo Criativo

Anúncios