Santa Maria Vídeo e Cinema tem 23 selecionados para a Mostra Nacional

A curadoria da 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) selecionou 23 filmes para a Mostra Nacional. São 17 ficções e seis documentários de sete estados (RS, PR, RJ, SP, CE, ES e SC), além de dois representantes do Distrito Federal. Eles concorrem ao Troféu Vento Norte em 14 categorias. 

Já para a Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região foram selecionados 11 filmes que disputam o Troféu Vento Norte em 12 categorias. O festival ocorre entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro e tem como tema “Cinema para todas”, uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. 

“Ter um grande número de filmes dirigidos por mulheres é a prova de que ter escolhido este tema para o SMVC é algo necessário. Estamos acostumados a ver mais mulheres na direção de arte ou na produção, e precisamos mudar este olhar para mudar o mercado e o mundo”, analisa a jornalista e produtora do festival Alexandra Zanela. 

O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio. O filme mais votado pela internet, dentro da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, receberá o Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria. A Rede Sina premiará o melhor curta com temática social com o Troféu Rede Sina. 

Na opinião do coordenador executivo do festival, Luciano Ribas, os filmes selecionados mostram a diversidade e o amadurecimento da produção brasileira, sobretudo pelo grande número de curtas-metragens assinados por diretoras. “Esta constatação mostra que acertamos em estruturar a edição deste ano em torno do cada vez mais relevante papel das mulheres em todas as funções ligadas ao audiovisual”, avalia. 

O coordenador artístico do festival, Luiz Alberto Cassol, ressalta que a qualidade da produção de curtas-metragens no Brasil ficou evidenciada nas obras inscritas no SMVC. “Os curtas que serão exibidos são um extrato disso e demonstram a reflexão social e política de diretoras e diretores de todo o país. As narrativas e a estética de cada obra firmam a certeza da capacidade artística de nossa produção audiovisual”, destaca. 

OS ESCOLHIDOS – Pela Mostra Nacional concorrem: À Sombra; De Longe, Ninguém Vê O Presidente; Dia de Mudança; Êles; Endotermia; Eva – Quarta de Cinzas; Existência; Feminino Substantivo; Garbo; Jardim Secreto; Julieta de Bicicleta; Lauri e a Subversão; Love do Amor; Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem; Menino Pássaro; O Mistério da Carne; Parabéns a Você; #Procuram-se Mulheres; Riscados pela Memória; Roupa de Sair; Selma Depois da Chuva; Somos de Ontem e Veraneio. 

Para a Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, a disputa terá 2319; Disforia; Elena Nunca Esteve Aqui; Existência; Feminino Substantivo; Flipando Ideias; Love do Amor; M; Polifeira do Agricultor; Post It; e T.R.I.M.M. 

Esta edição é realizada pela Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria.

CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS:

Mostra Nacional de Curtas-Metragens

À Sombra (2018)
Duração: 20 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Felipe Iesbick / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Thelmo Silveira, um ator e diretor consagrado, está prestes a ser homenageado por seus quarenta anos de carreira. Mas esta é a história de Martha, sua fiel assistente.

De Longe, Ninguém Vê O Presidente (2018)
Duração: 15 min / Cidade: Rio de Janeiro (RJ) / Gênero: Documentário / Direção: Rená Tardin / Classificação: Livre.
Sinopse: No mesmo local em que construiu sua carreira política, o ex-presidente Lula discursa pela última vez antes de ser preso, no dia 7 de Abril de 2018. Ao mesmo tempo, 10 novos caminhões saem de uma linha de montagem da Mercedes-Benz com cada vez menos trabalhadores.

Dia de Mudança (2019)
Duração: 11 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Boca Migotto / Classificação: Livre.
Sinopse: Num domingo de noite que estará para sempre na memória de muitos brasileiros, um filho e uma mãe conversam sobre suas pequenas tragédias pessoais. Um dia de muitas mudanças.

Êles (2019)
Duração: 15 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Roberto Burd / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Gabriel veraneia em sua casa de praia enquanto seus pais passam a semana trabalhando em Porto Alegre. Após mais uma noite de bebedeira, ele acorda e percebe na movimentação dos vizinhos e curiosos, que Dona Ida, a empregada que trabalhou a vida inteira com sua família, faleceu subitamente.

Endotermia (2018)
Duração: 11 min 30 seg / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Emiliano Cunha / Classificação: Livre.
Sinopse: Sozinhos, irmão e irmã aguardam por aqueles que talvez nunca retornem.

Eva – Quarta de Cinzas (2018)
Duração: 19 min 30 seg / Cidade: Fortaleza (CE) / Gênero: Ficção / Direção: Sabina Colares / Classificação: Livre.
Sinopse: Na quarta-feira de cinzas, Amanda resolve visitar a irmã e leva sua amiga Mari. Ao abrir a porta, Eva depara-se com uma enigmática carta. Momentos vivenciados pelas três ao longo do dia trazem à tona memórias, já tão esquecidas, e despertam sentimentos clandestinos.

Existência (2019)
Duração: 3 min 51 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Paulo Tavares / Classificação: Livre.
Sinopse: Como se mensura uma existência? Quando tem seu início? E quando chega ao fim? Ou será que retumba no tempo? Ecoando ad infinitum…

Feminino Substantivo (2019)
Duração: 9min 58 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Neli Mombelli / Classificação: Livre.
Sinopse: As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram na maior manifestação de mulheres da história do Brasil.

Garbo (2018)
Duração: 20 min 10 seg / Cidade: Pelotas (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Mateus Armas e Marília Mortican / Classificação: Livre.
Sinopse: Bernardo é um dentista recém aprovado em um concurso, ele e Laura, sua noiva, se mudam de cidade. Laura é designer e está em um processo seletivo para uma empresa renomada. Os dois vão ter que se adaptar a nova rotina e aos costumes da cidade nova, onde uma associação de homens local determina o que todos devem pensar, vestir e fazer.

Jardim Secreto (2019)
Duração: 19 min 11 seg / Cidade: Vitória (ES) / Gênero: Documentário / Direção: Shay Peled / Classificação: 12 anos.
Sinopse: O filme tem como protagonista Eugênio Martini, comerciante do centro de Vitória, que ao longo dos anos instalou em volta da sua loja e nas redondezas do bairro mais de 100 câmeras de vigilância.

Julieta de Bicicleta (2018)
Duração: 15 min / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Juliana Sanson / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Julieta avança noite adentro pedalando a bicicleta de seu filho pelas ruas da cidade vazia. Sua viagem sem destino é interrompida por uma tentativa de assalto, mas ela recebe a ajuda de Cabeça, amigo de seu filho adolescente. Esse encontro inusitado revela aspectos da vida de Julieta que ela luta para ignorar.

Lauri e a Subversão (2018)
Duração: 24 min 30 seg / Cidade: São Carlos (SP) / Gênero: Documentário / Direção: Marco Escrivão e Pedro F. Russo / Classificação: 10 anos.
Sinopse: Acompanhado das inúmeras mortes perpetradas pelo regime autoritário vinham também as mentiras em narrativas midiáticas para legitimá-las. Lauri e a Subversão, pela criação simbólica e estética desvela mais uma.

Love do Amor (2019)
Duração: 8 min 40 seg / Cidade: Santa Maria / Restinga Sêca (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Fabrício Koltermann / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Um radialista luta contra o preconceito.

Meio Filme de Família. Meio Filme de Viagem (2019)
Duração: 21 min / Cidade: São Paulo (SP) / Gênero: Documentário / Direção: Pedro Riera / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Outubro de 2018, eleições presidenciais. No meio de todas as tensões no país, minha mãe, professora de inglês, realiza o seu grande sonho de adolescência: ir para Cuba. Ela me convida para ir junto, e aproveito a chance para tentar fazer o meu primeiro documentário. Um filme sobre ela, sobre mim, sobre as eleições de 2018, sobre Cuba, meio sobre todas essas coisas.

Menino Pássaro (2018)
Duração: 15 min / Cidade: São Paulo (SP) / Gênero: Ficção / Direção: Diogo Leite / Classificação: 10 anos.
Sinopse: Gabriel se instala ao lado de uma árvore em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Clarisse acompanha atônita e inerte o tratamento dado a Gabriel, ao mesmo tempo em que leva uma vida estagnada e dependente da mãe.

O Mistério da Carne (2018)
Duração: 18 min / Cidade: Brasília (DF) / Gênero: Ficção / Direção: Rafaela Camelo / Classificação: 16 anos.
Sinopse: Abençoado seja o domingo, dia de encontrar Giovana.

Parabéns a Você (2019)
Duração: 19 min 38 seg / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Andréia Kaláboa / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Yulia sonha em ganhar sua primeira festa de aniversário, porém, dias antes da celebração morre um parente, assim a menina precisa encarar o medo da morte e lutar para alcançar o seu objetivo.

#Procuram-se Mulheres (2018)
Duração: 17 min / Cidade: Rio de Janeiro (RJ) / Gênero: Documentário / Direção: Rozzi Brasil / Classificação: 10 anos.
Sinopse: Mulheres atendem um anúncio numa rede social. Conectando-se para fugir à invisibilidade, elas se conhecem se reconhecem e criam coragem para algo surpreendente além de falar sobre relacionamento abusivo e violência policial numa favela.

Riscados Pela Memória (2018)
Duração: 20 min / Cidade: Brasília (DF) / Gênero: Ficção / Direção: Alex Vidigal / Classificação: 12 anos.
Sinopse: O dono de um sebo de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.

Roupa de Sair (2019)
Duração: 8 min / Cidade: Curitiba (PR) / Gênero: Ficção / Direção: Amarildo Martins / Classificação: 10 anos.
Sinopse: Yasmin brinca no quintal de casa enquanto na sala vários adultos se reunem. Yasmin, curiosa e destemida, tenta desvendar o que está acontecendo e porque sua mãe está com “Roupa de Sair”.

Selma Depois da Chuva (2019)
Duração: 11 min 37 seg / Cidade: Florianópolis (SC) / Gênero: Ficção / Direção: Loli Menezes
Classificação: 12 anos.
Sinopse: Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Um dia ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

Somos de Ontem (2019)
Duração: 6 minutos / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Ane Siderman / Classificação: Livre.
Sinopse: Somos de ontem. De amanhã, nada sabemos.

Veraneio (2019)
Duração: 17 min / Cidade: Porto Alegre (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Nelson Diniz / Classificação: Livre.
Sinopse: Sob o guarda-sol de um quiosque na areia da praia, num momento íntimo familiar, um fato importante será revelado. Através de um fragmento da existência desses personagens, podemos perceber seus afetos, suas fraquezas e suas relações com a vida.

Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região

2319 (2019)
Duração: 5 min / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Maurício Canterle e Luiz Carlos Grassi / Classificação: Livre.
Sinopse: E se você acordasse em 2319?

Disforia (2019)
Duração: 8 min 48 seg / Cidade: Santa Maria (RS) Gênero: Ficção / Direção: Gabriel Caon / Classificação: Livre.
Sinopse: Em 2001, tecnologia dá um salto criando o dispositivo Dínamo que tem funções semelhantes às novas mídias atuais.

Elena Nunca Esteve Aqui (2018)
Duração: 12 min 14 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Matheus Fighera / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Elena sonha desde pequena em aparecer na TV. Ao se envolver com um produtor local, é levada a acreditar que finalmente terá seus minutos de fama.

Existência (2019)
Duração: 3 min 51 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Paulo Tavares / Classificação: Livre.
Sinopse: Como se mensura uma existência? Quando tem seu início? E quando chega ao fim? Ou será que retumba no tempo? Ecoando ad infinitum…

Feminino Substantivo (2019)
Duração: 9min 58 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Neli Mombelli / Classificação: Livre.
Sinopse: As ambivalências de ser mulher e o dia em que elas se reuniram na maior manifestação de mulheres da história do Brasil.

Flipando Ideias (2019)
Duração: 11 min 52 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Produção coletiva de alunos e oficineiros: Luis Augusto Pinheiro, Nathália Neske, Larissa Trindade, Ester S. Da Silva, Ronier Ferreira, Erica Pilar, Alan Orlando, Alexsandro Pedrollo, Francine Nunes, Heitor Leal, Marcos Borba, Neli Mombelli, Paulo Tavares e Tayná Lopes / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Em um centro desportivo da cidade de Santa Maria, dois jovens amigos skatistas falam sobre a forma que são vistos pelo resto do mundo e como isso impacta suas vidas.

Love do Amor (2019)
Duração: 8 min 40 seg / Cidade: Santa Maria / Restinga Sêca (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Fabrício Koltermann / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Um radialista luta contra o preconceito.

M (2019)
Duração: 9 min 43 seg / Cidade: Santa Maria / RS / Gênero: Documentário / Direção: Ana Carolina da Silva, Ana Cláudia Quevedo, Ana Raissa Silveira, Darlene Santos, Erica Pilar, Gabrielly Bock, Laura Rodrigues, Luize Pinheiro – Oficineiros Alan Orlando, Heitor Leal, Tayná Lopes, Francine Nunes, Neli Mombelli, Paulo Tavares / Classificação: Livre.
Sinopse: Quatro histórias de vida perpassadas por uma singularidade plural: a de ser mulher.

Polifeira do Agricultor – A Produção (2019)
Duração: 24 min 59 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Documentário / Direção: Thomás Townsend e Luana Giazzon / Classificação: Livre.
Sinopse: O documentário trata do cultivo dos alimentos comercializados na Polifeira. Os produtores da região de Santa Maria/RS buscam uma produção responsável, cultivando os alimentos da forma mais próxima das condições naturais.

Post It (2019)
Duração: 9 min 57 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Ana Trevisan / Classificação: Livre.
Sinopse: Giovana, uma estudante universitária, encontra post-its pela sua casa com mensagens diretas com o passar dos dias. Ela fica intrigada e desconfia de invasão domiciliar.

T.R.I.M.M (2018)
Duração: 9 min 53 seg / Cidade: Santa Maria (RS) / Gênero: Ficção / Direção: Lucas Argenta / Classificação: 12 anos.
Sinopse: Ana é uma garota solitária com conflitos internos, sua vida se desenvolve entre sua casa e o trabalho. Seus laços de trabalho são bastante estranhos, pois seus colegas fazem parte de uma seita religiosa, na qual vão tentar incorporar à Ana através de ritos bastante peculiares.