Santa Maria Vídeo e Cinema abre nesta terça-feira com exibição do longa Legalidade

A 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) começa nesta terça-feira (29) e vai até o próximo domingo (3). Com o tema “Cinema para todas”, o festival traz uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual.

Neste ano, serão homenageadas como personalidade local a jornalista e crítica de cinema Bianca Zasso e como nacional a diretora de Arte Adriana Borba. Como diretor, o SMVC escolheu Zeca Brito para ser agraciado com o Troféu Vento Norte.

A abertura contará com o longa-metragem Legalidade. A exibição será às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrada é gratuita. Na sequência, haverá bate-papo com o diretor do filme Zeca Brito e a diretora de Arte Adriana Borba, reafirmando uma das principais características do festival que é o debate com o público.

Foram selecionados 23 filmes para a Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros. São 17 ficções e seis documentários que concorrem ao Troféu Vento Norte. Já para a Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região estão na disputa 11 filmes.

O SMVC também vai entregar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio. O filme mais votado pela internet, dentro da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região, receberá o Troféu Vento Norte Diário de Santa Maria. A Rede Sina premiará o melhor curta com temática social com o Troféu Rede Sina.

APOIO – O SMVC é um evento gratuito, feito em praça pública, graças ao apoio de membros da comunidade e instituições da cidade. Para colaborar, entre em contato com a organização pelo site ou pela página no Facebook.

Esta edição é realizada pela Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Conteúdo e Assessoria.