SVMC recebe R$ 100 mil de emenda parlamentar para a edição de 2020

A 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) ainda não terminou, mas a organização já tem motivos para comemorar e projetar avanços para o próximo ano. O motivo é a destinação de R$ 100 mil ao festival para 2020. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT) junto ao Ministério da Cidadania. 

O montante será disponibilizado por meio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o objetivo de promover o fomento à cultura brasileira. O documento que confirma a emenda parlamentar foi enviado ao reitor da instituição, Paulo Afonso Burmann. 

Os recursos foram solicitados a Pimenta pela organização do SMVC, representada pelo coordenador Executivo Luciano Ribas, em conjunto com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o vereador de Santa Maria Luciano Guerra (PT). 

“É uma grande notícia não apenas para o SMVC, como também para toda a comunidade que se envolve com o nosso festival. A emenda vai pra UFSM, que copromove o SMVC. Ela utiliza os recursos para contratar por meio de licitação os serviços necessários à realização do SMVC. Isso nos possibilitará melhorar toda a estrutura, ampliar o acesso da comunidade e receber os realizadores e as realizadoras para debaterem com o público, entre outros ganhos”, destaca Ribas. 

“A emenda vem ao encontro da proposta do festival de consolidar Santa Maria como Polo Audiovisual e democratizar o acesso do público ao cinema”, completou o coordenador Artístico, Luiz Alberto Cassol.