Regulamentar

12º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 12º SMVC

FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA

Santa Maria – Rio Grande do Sul – Brasil

21 a 25 de novembro de 2018

Inscrições para as Mostras Competitivas: entre 06 e 31 de agosto de 2018

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

MOSTRA COMPETITIVA DE SANTA MARIA E REGIÃO

MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS E DEMAIS ATIVIDADES

DISPOSIÇÕES GERAIS

Ao preencher a ficha de inscrição e enviar o curta-metragem o realizador ou realizadora declara conhecer e aceitar na íntegra todos os termos deste regulamento.

REGULAMENTO

DOS OBJETIVOS E DATAS

1) O 12º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – 12º SMVC – FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA MARIA, será realizado 21 a 25 de novembro de 2018, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Em 2018 as atividades serão estruturadas em torno do tema “Atuar e mudar as coisas”, um questionamento sobre como o audiovisual pode ajudar a transformar o mundo.

2) O Santa Maria Vídeo e Cinema, que teve sua primeira edição em 2002, é um festival que prima pela democratização do acesso do público ao cinema, pela difusão, pelo debate sobre o audiovisual e pela consolidação da cidade de Santa Maria como Polo Audiovisual.

3) O símbolo maior do festival é o Troféu Vento Norte, inspirado na obra da artista Ana Norogrando, que remete ao vento característico da cidade.

3) O 12º SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora e IdeiaAção em parceria com outras entidades da cidade. A Comissão Organizadora é composta por representantes legais das referidas empresas em conjunto com representantes das demais entidades e convidados.

4) As inscrições serão realizadas exclusivamente no endereço http://www.smvc.com.br, no período entre 06 e 31 de agosto de 2018, Mês da Cultura de Santa Maria.

5) Durante o período de realização do festival serão realizadas homenagens para nomes que se destacam no cenário nacional e local na área do audiovisual, bem como atividades paralelas deliberadas pela Comissão Organizadora.

DAS MOSTRAS

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL

1) Serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2017, com até 25 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

2) Poderão participar realizadores e realizadoras com nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de 02 anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

MOSTRA COMPETITIVA DE SANTA MARIA E REGIÃO

1) Exclusivamente para a Mostra Competitiva de Santa Maria e Região serão aceitas obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2014, com até 25 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

2) Poderão participar obras de realizadores e realizadoras residentes em Santa Maria e Região, sendo Região definida aqui como cidades com até 70 Km de distância de Santa Maria, com nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de 02 anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português.

DAS MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS E DEMAIS ATIVIDADES

1) A Comissão Organizadora divulgará até as datas do festival a programação de mostras e atividades paralelas.

DAS PREMIAÇÕES

1) O Júri Oficial da Mostra Competitiva Nacional será convidado pela Comissão Organizadora e entregará o TROFÉU VENTO NORTE nas seguintes categorias:

* Melhor Curta do Festival

* Melhor Curta de Animação

* Melhor Curta de Ficção

* Melhor Curta Documentário

* Melhor Direção

* Melhor Roteiro

* Melhor Direção de Fotografia

* Melhor Montagem

* Melhor Trilha Sonora Original

* Melhor Direção de Arte

* Melhor Atriz

* Melhor Ator

* Melhor Desenho de Som

* Menções honrosas, quando houver

2) O Júri Oficial da Mostra Competitiva de Santa Maria e Região será convidado pela Comissão Organizadora e entregará o TROFÉU VENTO NORTE nas seguintes categorias:

* Melhor Curta de Santa Maria

* Melhor Direção

* Melhor Roteiro

* Melhor Direção Fotografia

* Melhor Montagem

* Melhor Trilha Sonora Original

* Melhor Direção de Arte

* Melhor Atriz

* Melhor Ator

* Melhor Desenho de Som

*Menções honrosas, quando houver

3) Serão escolhidos dois filmes por votação direta do público, um da Mostra Competitiva Nacional e outro da Mostra Competitiva de Santa Maria e região, para receberem os TROFÉUS VENTO NORTE como melhores curtas pelo júri popular.

4) Ficará a critério da Comissão Organizadora outorgar o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos em uma das mostras competitivas.

5) Ficará a critério da Comissão Organizadora, em parceria com a CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, outorgar o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio em uma das mostras competitivas.

6) As decisões dos júris são soberanas e definitivas, não estando sujeitas a nenhum tipo de recurso por parte dos inscritos.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1) As obras inscritas passam automaticamente a integrar o acervo do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.

2) A concordância com esse regulamento dará direito a Comissão Organizadora a utilizar os trabalhos inscritos em Mostras Itinerantes, sem fins lucrativos, apresentadas em outras cidades, estados e países, interessados nas propostas de difusão do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA – SMVC.

3) As obras inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas sem custos em campanhas publicitárias de divulgação do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA, por quaisquer meios de difusão audiovisual, próprios ou de terceiros.

4) Os casos omissos e quaisquer outros problemas serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Festival.

5) A Comissão Organizadora do festival se reserva o direito de propor a outras entidades, empresas e instituições, caso necessário, para serem realizadoras, promotoras, co-promotoras ou apoiadores do SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA.


Anúncios